Dança/Arte X Psicologia


A Pré-Expressividade e a Forma Fluida lidam com uma sensibilidade presente nos primeiros anos de vida, daí sua importância na Dança-Educação: estimular a percepção e reconquista desta sensibilidade pelos adultos e fortalecê-la nas crianças, promovendo uma conexão fluida entre processos físicos, emocionais. ( FERNANDES 2003). O sujeito traz para a análise todo o seu ser no mundo, necessidade de auto conhecimento- existe um ser que se mostra. Este revelar-se é feito verbalmente ou não verbalmente. São sons, gestos, expressões que trazem um universo de significados (LIMA 2005).
Nesse momento surge uma pergunta a qual deve ser respondida através da observação e conhecimento da história da vivência corporal dos indivíduos. O quanto de atividade ele vivenciou, quais as atividades e como foi essa vivência.

Muitas vezes nos preocupamos no “quanto “ e não no “como” vivenciamos nossos movimentos corporais, e acabamos priorizando a quantidade ao invés da qualidade.
Observando os indivíduos dentro das academias, facilmente percebemos o quanto o culto ao corpo, mesmo que de forma desequilibrada, é importante na vida dessas pessoas.
Dá-se total importância para a tonificação dos músculos “fortes, rígidos” sem alma, deixando de lado o trabalho do tônus emocional que é a capacidade de expressar-se através de seus movimentos.


“O culto único do corpo, como hoje se apregoa, não satisfaz, porque é muito bruto, insensível, não troca, não usufrui, não sente.
É incapaz de diferenciar mentalmente as nuances da vida, impotente diante da sensibilidade e da percepção espiritual.
Bonecos, corpos esculturais, pedras híbridas de vida.
A conjunção corpo- espírito –emoção é impossível sem passar pela ponte da mente – a grande porta para o território das emoções”

Nuno Cobra



Na busca desses ideais acabamos deixando de lado toda a riqueza que a nossa motricidade plena nos permite desfrutar. Através do domínio corporal, ao sentir cada movimento em seus mínimos detalhes, transformando nossas emoções e sentimentos em figurações espaciais, figurações axiais, enfim, transformar nossos corpos em verdadeiras obras de arte. A arte manifestada através dos movimentos , que é a Dança.
Dançar significa sentir, dominar, extravasar, conhecer-se em relação aos seus limites e possibilidades e a resultante desse processo será uma sensação muitas vezes indescritível, que proporciona ao indivíduo a sensação de bem estar, a sensação de estar equilibrado em seu eixo permitindo dessa forma uma interação plena e fluída tanto em sua vida profissional, quanto no convívio familiar e na administração de suas emoções e sentimentos. potencializando sua capacidade de amar, seduzir, enfim de encantar e se encantar através da “ Arte da Dança”.

Dançar é a busca da saúde física e mental!!



Referência Bibliográfica

COBRA, N. A semente da vitória. São Paulo: Senac, 2000.

FERNANDES. C. Esculturas líquidas: a pré expressividade e a forma fluída na dança educativa (pós) moderna. Cad. CEDES v 21 n.53 Campinas SP. Abril. 2005.

LIMA.N O movimento como metáfora. Revista Tesseract. Edição 5. Julho 2005