|
Atividade Física
Atualmente já não se discute a importância da atividade física praticada de forma inteligente e sistemática. Inteligente porque devemos ter objetivos definidos que possam direcionar as atividades que optaremos por praticar, e sistemática porque devemos fazê-la com método e perseverança buscando resultados que propiciem uma melhor qualidade de vida beneficiando tanto o plano físico quanto o psicológico.
Cada dia que passa o cardápio de atividades apresenta novidades, aumentando o leque de ofertas, buscando novos adeptos através de estratégias técnicas e motivacionais.
Devemos ser criteriosos em nossa escolha, procurando as atividades que se adaptem aos nossos objetivos, às nossas limitações, e ao nosso gosto, pois a prática deve ser feita também de forma prazerosa.
Um programa de treinamento para ser considerado ideal deve ter como base quatro pontos fundamentais:
1 - Trabalho aeróbio: Através de caminhadas, corridas, ciclismo, etc... objetivando a melhoria dos sistemas cardio circulatório e pulmonar e a perda de peso.
2 - Trabalho de tonificação muscular: Através da musculação e dos exercícios localizados, objetivando um aumento da massa muscular e uma maior estabilidade do sistema ósseo.
3 - Trabalho de alongamento: Através das aulas de alongamento , objetivando uma maior flexibilidade das articulações, maior elasticidade muscular, equilíbrio do tônus entre parte anterior e posterior do corpo (eutonia), e melhora da postura.
4 - Trabalho complementar: Através da prática de esportes, dança, lutas marciais, etc... objetivando o aumento e aprimoramento da coordenação motora, aprimoramento na execução dos movimentos, memória motora, noção espaço tempo, etc.. que são importantíssimos na relação corpo mente.
Seguindo-se os aspectos acima citados, o profissional elaborará o programa ideal procurando dar ênfase aos aspectos que o aluno mais necessita ser trabalhado.
Voltando ao início do artigo, quando foi citado a prática inteligente, notamos com tristeza que um grande número de pessoas, até mesmo alguns profissionais, acreditem que só se obtém resultado através da prática de atividades extremamente dinâmicas onde o suor e a exaustão, a quantidade de peso e o número de repetições se tornam fatores primordiais. Acabam deixando de lado as atividades que se preocupam com os aspectos qualitativos do movimento, atividades essas que se destinam a dar ao corpo todo o referencial corporal necessário para se obter o máximo de eficiência na execução de qualquer movimento.
Portanto, procure um profissional competente, elaborem o seu treino e
“Boa prática”
Meg Mendonça
|
|